Notícia

  • Home
  • 18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
Jornal Tribuna de Leme | 16/04/2024

18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído a partir do ano de 2002, por meio da Lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A data de 18 de abril, escolhida como o Dia Nacional do Livro Infantil, faz homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores brasileiros de literatura infantil, autor de obras como "O Sítio do Picapau Amarelo" e "Reinações de Narizinho", e como forma de incentivar a leitura entre as crianças brasileiras.

O objetivo da celebração é promover o hábito da leitura entre as crianças, valorizar a literatura infantil brasileira e homenagear o legado de Monteiro Lobato para a cultura do país.

A leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, ajudando a expandir seus horizontes, desenvolver o vocabulário, estimular a criatividade e promover a empatia. Além disso, os livros infantis têm o poder de criar laços afetivos entre pais e filhos, proporcionando momentos de intimidade e compartilhamento que serão lembrados para sempre.

No dia 18 de abril, quinta-feira, para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil e incentivar a leitura entre as crianças, a Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Carolina de Moura Hildebrand”, terá um ambiente próprio, alusivo à data e às obras de Monteiro Lobato. Acontecerá também uma oficina de marcadores de página em EVA temática com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que será das 08h às 12h e das 13h às 15h, não sendo necessária inscrição prévia.