4ª FEIRA DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL - 24 DE NOVEMBRO DE 2024
4ª FEIRA DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL
Com a chegada do mês de dezembro, o projeto “Amparo PET” destaca a campanha “Dezembro Verde”, promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, que alerta sobre o aumento do abandono de animais durante o período de férias e festividades.
As campanhas realizadas dentro do “Dezembro Verde” visam prevenir a adoção ou compra por impulso. Ademais, procuram estabelecer critérios básicos de guarda responsável, os quais podem evitar o abandono e os maus-tratos posteriormente, além de minimizar os impactos negativos para a saúde pública e o meio ambiente.
A OMS - Organização Mundial de Saúde estima que 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de rua no Brasil, sujeitos a maus-tratos, falta de alimento e abrigo. O abandono não apenas gera sofrimento aos animais, mas também provoca acidentes em rodovias, disseminação de zoonoses e impactos negativos na fauna silvestre. Por isso, a conscientização sobre a guarda responsável deve ser tratada como uma política de saúde pública.
4ª FEIRA DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL acontecerá no domingo, dia 24 de novembro, que é um dos escopos do projeto “Amparo PET”. A feira acontecerá no deck de entrada do Parque Ecológico Mourão, o popular “Bosque de Leme”, e será das 09h às 12h.
“Animais são companheiros maravilhosos, mas exigem cuidados constantes. A decisão de adotar deve ser tomada com responsabilidade. A 4ª Feira de Adoção Responsável é a continuidade de um trabalho que está dando certo, alguns animais encontram um novo lar, e precisamos manter essas atividades, pois são muitos animais que precisam encontrar um local adequado para viver”, destaca a Dra. Bruna Pacheco - Veterinária do CAVET - Centro de Atendimento Veterinário da Prefeitura de Leme. Ela reforça que é essencial avaliar se a família possui condições de cuidar de um pet, desde espaço adequado até orçamento para os cuidados veterinários periódicos.
As Feiras de Adoção Responsável realizadas pelo CAVET, que é vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, fazem parte de um conjunto de ações que tem por objetivo a redução e eliminação de animais abandonados nas ruas da cidade.
“Todos os animais já estarão microchipados, castrados e previamente atendidos por veterinário, além de estarem cadastrados para receberem atendimento no CAVET. No caso dos filhotes, estes serão castrados quando atingirem a idade recomendada pelos veterinários”, complementa a Dra. Bruna.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 2º andar - Centro ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1192.