6ª FEIRA DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL E 3º EVENTO DE MICROCHIPAGEM PET – 17 DE MAIO NO LAGO MUNICIPAL, DAS 09H ÀS 17H
No sábado, dia 17 de maio, acontecerá uma “Feira de Adoção Responsável”, que é um dos escopos do projeto “Amparo PET”. A feira acontecerá no Parque Municipal “Dr. Enni Jorge Draib”, o popular “Lago de Leme”, e será das 09h às 17h.
“Animais são companheiros maravilhosos, mas exigem cuidados constantes. A decisão de adotar deve ser tomada com responsabilidade. A 6ª Feira de Adoção Responsável é a continuidade de um trabalho que está dando certo, alguns animais encontram um novo lar, e precisamos manter essas atividades, pois são muitos animais que precisam encontrar um local adequado para viver, lembrando que é essencial avaliar se a família possui condições de cuidar de um pet, desde espaço adequado até orçamento para os cuidados veterinários periódicos”, destaca a Dra. Bruna Pacheco, Veterinária do CAVET - Centro de Atendimento Veterinário da Prefeitura de Leme.
As Feiras de Adoção Responsável realizadas pelo CAVET, que é vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, fazem parte de um conjunto de ações que tem por objetivo a redução e eliminação de animais abandonados nas ruas da cidade.
“Todos os animais já estarão microchipados, castrados e previamente atendidos por veterinário, além de estarem cadastrados para receberem atendimento no CAVET. No caso dos filhotes, estes serão castrados quando atingirem a idade recomendada pelos veterinários”, complementa a Dra. Bruna.
Acontecerá também o 3º Evento de Microchipagem PET, que é uma excelente oportunidade para os tutores aplicarem gratuitamente em seus companheiros o microchip de identificação.
A microchipagem é um método eficiente para a segurança dos animais e é amplamente utilizado em diversos países, sendo recomendada para cães, gatos e até outros tipos de animais de estimação. “O 3º Evento de Microchipagem Pet visa promover a identificação segura e permanente dos animais de estimação, incentivando os donos a adotarem essa prática essencial para a segurança dos seus pets”, explica o Dr. Breno Rafael Ponpeo veterinário do CAVET - Centro de Atendimento Veterinário da Prefeitura de Leme.
O Evento de Microchipagem Pet, que é vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, faz parte de um conjunto de ações que têm por objetivo a identificação permanente dos pets.
“A implantação do micro-chip não apresenta riscos para o animal e é indolor. O microchip é uma alternativa às coleiras ou plaquinhas, pois ele não pode ser perdido, removido ou danificado, garantindo que o pet tenha uma identidade segura por toda a vida”, reforça Dr. Breno.
A microchipagem é uma medida de identificação muito importante para todos os proprietários de pets. Sabemos que eles são considerados membros da família, e a perda deixa todos tristes. Com a implantação dos microchips, as famílias conseguem encontrar seus companheiros caso eles escapem ou se percam.
Todos que têm seus companheiros pet podem aproveitar essa oportunidade para colocarem gratuitamente um microchip de identificação em seus pets.
Fonte: Prefeitura de Leme