Abril Laranja – Mês de Alerta sobre os maus tratos e crueldade contra animais.
A Secretaria Municipal do meio Ambiente através do CAVET – Centro de Atendimento médico Veterinário informa sobre o Abril Laranja – Mês de Alerta sobre a crueldade e maus tratos contra animais.
Essa campanha foi criada em 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, em inglês).
Segundo dados do CRMV-SP, com a pandemia, houve um aumento dos casos de denúncias de maus tratos contra aninais de 10%, em 2019 foram registrados 4108 contra 4524 de 2020.
A definição de maus tratos não está somente em casos de espancamentos, abrange desde o abandono até o não cuidado com a saúde dos animais.
Em nosso país a Lei 14.064/20, mais conhecida como Lei Sansão, aumentou a pena para quem pratica maus tratos contra cães e gatos, passando a punir com reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
O CAVET, Centro de Atendimento Médico Veterinário Municipal, está equipado e preparado para atendimento clínico e em muitos casos, cirúrgicos para a população, previamente cadastrada.
A estrutura do CAVET conta com quatro consultórios, sala de observação, sala de preparo cirúrgico, centro cirúrgico e Raios-X. Estando ainda previsto a implantação de laboratórios Hemato biológico e de fezes e urina.