Agosto Dourado – a importância de amamentar
Agosto Dourado – a importância de amamentar
Cinquenta e quatro dias. Essa é a média de tempo do aleitamento materno no Brasil. A média fica muito longe do preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria que prevê o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e continuado, no mínimo, até os dois anos do bebê.
Porém, por falta de apoio e informações de qualidade a realidade da mãe brasileira fica a um abismo de distância do ideal. Nós, enquanto sociedade, também, temos nossa parcela de culpa nessa conta que não fecha. Leis trabalhistas que não favorecem a amamentação na volta ao trabalho, ambientes e “olhares tortos” que não favorecem a amamentação em lugares públicos, desinformação e crendices que envolvem essa recém - mãe já tão assustada e insegura.
Embasar e vincular a amamentação como algo seguro, parte da boa nutrição e como a solução para a redução das desigualdades se faz necessário e urgente. O leite materno, nosso ouro líquido, além de ser o melhor e mais indicado alimento para um bebê, é gratuito, portátil, sempre fresquinho e pronto para ser oferecido para o bebê ansioso pelo colo da mãe que além de nutrir, cria laços e afagos eternos.
Saber que a amamentação hoje é estudada, revisitada e que sim, existem profissionais que podem te ajudar nessa missão também é essencial pois só quem já passou pela neblina do puerpério sabe o quanto é bom encontrar uma luz no final do túnel. Amamentar protege a mãe contra o câncer de mama, intensifica o vínculo entre mãe e filho, protege o bebê da síndrome da morte súbita, fortalece o sistema imunológico e protege o sistema digestivo do bebê de alergias e infecções, diminui as chances de desnutrição e obesidade infantil, prepara a musculatura oral para mastigação e fala e estimula o desenvolvimento cognitivo e intelectual do bebê.
Se você é ou será mãe, sinta-se encorajada a desfrutar de todos esses benefícios que a amamentação pode trazer. Se você conhece alguém que é ou será mãe, seja você um facilitador e parte da rede de apoio para fazer possível que essa mãe desfrute desse prazer que é amamentar.