ASMA
ASMA
Asma é o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil.
Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.
A asma acomete pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.
Os sintomas mais frequentes são:
- Falta de ar;
- Tosse seca;
- Chiado;
- Opressão no peito.
- Gripes e resfriados costumam agravá-los.
Recomendações
- Não fume. Numa família de asmáticos ninguém deve fumar. Evite o contato com fumaça e com fumantes;
- Todos os membros de uma família de asmáticos precisam ser orientados a respeito das características da doença e das crises. A informação correta ajuda a reduzir os mitos que cercam a doença e os doentes;
- Identifique os sintomas iniciais das crises e tome as medidas necessárias para que não se tornem graves;
- Submeta-se a testes de pele para identificar possíveis alergias a alguma substância específica;
- Evite apanhar resfriados e gripes;
- Fumaças, gases, cheiros de tinta, de produtos de limpeza ou de higiene pessoal e perfumes podem ser prejudiciais aos asmáticos. Fuja deles;
- Evite mudanças abruptas de temperatura;
- Exercite-se moderadamente todos os dias. Não cometa excessos. A asma não deve limitar a vida ou a atividade física de ninguém. Caminhar, nadar e pedalar são atividades muito saudáveis.
Colaboração da Dra. Rosa Ragneri – Laboratório VITALABOR – 3571-5503