Notícia

  • Home
  • BURACOS, RACHADURAS, TRINCAS E MATO ALTO: SKATISTAS RECLAMAM DAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA PISTA DE SKATE E DA PRAÇA NO JARDIM VISTA ALEGRE
BURACOS, RACHADURAS, TRINCAS E MATO ALTO: SKATISTAS RECLAMAM DAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA PISTA DE SKATE E DA PRAÇA NO JARDIM VISTA ALEGRE
Jornal Tribuna de Leme | 22/02/2024

BURACOS, RACHADURAS, TRINCAS E MATO ALTO: SKATISTAS RECLAMAM DAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA PISTA DE SKATE E DA PRAÇA NO JARDIM VISTA ALEGRE

Nos últimos dias, a ALS - Associação Lemense de Skate, por meio de suas redes sociais, divulgou um vídeo mostrando as péssimas condições da Pista Pública de Skate do Jardim Vista Alegre. Segundo a Associação, o equipamento esportivo continua abandonado pelo poder público e impossibilita a prática do esporte que se tornou olímpico e o Brasil tem sido referência na modalidade. 

Além do mato alto ao entorno do local, a Pista de Skate apresenta buracos, rachaduras e trincas, o que além de impossibilitar a prática da modalidade esportiva, gera insegurança aos atletas que praticam skateboard no local. Ali, a Associação Lemense de Skate oferta aulas gratuitas para as crianças que gostam de Skate, prática que deveria constar nas modalidades da Secretaria de Esportes e Lazer, que na falta de ações para essa modalidade, no mínimo deveria apoiar e ampliar a parceria com a ALS, a fim de difundir, ainda mais, essa modalidade que cresce por todo o país.

Segundo membros da Associação Lemense de Skate por diversas vezes foram solicitadas melhorias no local que dessem condições para a prática da modalidade com segurança e sem colocar em risco a integridade física dos atletas. Foram solicitadas melhorias na prefeitura municipal, na Secretaria de Esportes e Lazer e até mesmo para alguns dos vereadores lemenses, porém, nada foi feito até o momento e parecem fechar os olhos para tais problemas. Inclusive a colocação de um bebedouro de água, o que é essencial também.

Que as autoridades locais possam resolver o problema o quanto antes, garantindo a prática do skateboard com qualidade, ainda mais quando a Associação Lemense de Skate realiza aulas gratuitas para crianças, quando estas deveriam ser de autonomia da Secretaria de Esportes e Lazer, porém, não há qualquer tipo de ação voltada para outras modalidades que não sejam as tradicionais no Brasil.

O skate é um esporte realizado em uma prancha, chamada shape, com quadro rodas pequenas e dois eixos chamados de “trucks”. As manobras executadas com baixo e alto grau de dificuldade consistem em deslizar sobre o solo e obstáculos. Devido seu aspecto criativo, o skate é considerado um esporte radical e que, recentemente foi integrado às modalidades olímpicas, o que tem crescido a prática esportiva na modalidade e atraído um grande número de praticantes por todo o país.