Notícia

  • Home
  • CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2025
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2025
Jornal Tribuna de Leme | 10/04/2025

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2025

Teve início em 04 de abril à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2025. A vacina contra a gripe, agora disponível em todas as unidades de saúde do município, é destinada exclusivamente aos grupos prioritários.

Quem deve se vacinar? A partir deste ano, a vacina contra a gripe faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos a partir de 60 anos e gestantes. A vacinação também se estende a outros grupos prioritários, que serão imunizados conforme uma estratégia especial.

Meta Nacional: 90% de vacinação nos grupos prioritários: O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de vacinar 90% dos grupos prioritários no Brasil. Além das crianças, idosos e gestantes, os seguintes grupos também devem ser vacinados:

- Trabalhadores da saúde - Puérperas (mulheres no período pós-parto) - Profissionais da educação - Povos indígenas - Pessoas em situação de rua - Profissionais das forças de segurança e de salvamento - Profissionais das Forças Armadas - Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) - Pessoas com deficiência permanente – Caminhoneiros - Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) - Trabalhadores portuários - Funcionários do sistema prisional - População privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)

Onde se vacinar? A vacinação contra a gripe está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nas seguintes unidades de saúde de Leme:

- CSII - USF Renascença - UBS João Leme - USF Saulo - USF Vanessa - USF Quaglia - UBS Ariana - USF São Manoel - USF Primavera - UBS Sumaré - USF Palmeiras

Por que se vacinar? A vacina contra a gripe é a melhor forma de proteção contra a influenza, especialmente durante os períodos de maior circulação dos vírus. Ela ajuda a prevenir complicações graves da doença, hospitalizações e até óbitos. A vacina trivalente deste ano protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, sendo capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e fatais.

Produção e segurança: A vacina contra a gripe é produzida com os vírus influenza mais comuns a cada ano, contendo elementos da superfície viral, como hemaglutinina e neuraminidase. É uma vacina inativada, ou seja, não causa a doença. A proteção proporcionada dura cerca de um ano, o que justifica a necessidade de ser aplicada anualmente.

A vacinação é essencial! Não deixe para depois! A vacina é uma forma eficaz de proteger sua saúde e a saúde de quem você ama. Evitar complicações graves, reduzir internações e salvar vidas está ao seu alcance.

Tire suas dúvidas: Em caso de dúvidas, busque informações em fontes oficiais e confiáveis. Vacinas salvam vidas!

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.