Notícia

  • Home
  • Capoterapia ganha mais espaço no município de Leme
Capoterapia ganha mais espaço no município de Leme
Jornal Tribuna de Leme | 20/08/2022

Capoterapia ganha mais espaço no município de Leme

Capoterapia ganha mais espaço no município de Leme

A Capoterapia foi implantada em 2018 pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social  na Gestão do Prefeito Wagão realizando suas atividades inicialmente nos CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social dos Bairros: Jardim Saulo, Jardim Eloisa, São Manoel, Jardim Empyreo e, também, nos Centros de Convivência do Idoso I e II, nas Casas Dia dos Idosos I e II, no Centro de Assistência Social do Jardim Nova Leme e, agora em agosto iniciou as atividades do CRAS do Palmeiras e no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. Na próxima semana iniciará no novo CRAS do Jardim Primavera.

A Capoterapia  surgiu em 1998 através do Projeto Capoeira para todos, implantado no bairros do Distrito Federal, sendo esse termo idealizado pelo mestre em Capoeira, Gilvan Alves, desde então ela vem ganhando espaços em nosso Brasil, inclusive no município de Leme, que hoje conta com mais de 400 participantes dessa modalidade.

Na prática, as aulas de capoterapia se iniciam com uma sessão de aquecimento e alongamento, para preparar a musculatura. Em seguida vêm às cantigas de roda, quando o grupo canta clássicos da música infantil, como "ciranda ciradinha" e da música popular como "acorda Maria Bonita, levanta vem fazer o café". As atividades reproduzem rotinas domésticas, como lavar, passar ferro, estender a roupa no varal e são muito fáceis de fazer, estimulando a participação de todos, principalmente do público idoso.

A Capoterapia proporciona diversos benefícios físicos, além da integração grupal e a ampliação do círculo de amizades. A "ginga dos mais vividos", como é chamada a terapia, também é um auxiliar importante no combate à depressão e à solidão, despertando em seus praticantes a recuperação da autoestima e do prazer de viver.

Além das aulas de Capoterapia, as quais são ministradas pelo Mestre Douglas Henrique Lucas Pires, também são proporcionados diversos eventos aos participantes, tais como: Jornada da Capoterapia, Troca do Lenço, Retiro Social e apresentações culturais, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo os vínculos  familiares e comunitários dos participantes.