CENTRO DE REFERÊNCIA DA PESSOA COM AUTISMO ELABORA A CIPTEA EM LEME
A inclusão social e o respeito às diferenças são pilares fundamentais para uma sociedade mais justa. Nesse contexto, a CIPTEA - Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - surge como um importante instrumento para garantir o atendimento adequado e humanizado às pessoas com TEA - Transtorno do Espectro Autista - promovendo o acesso a direitos e serviços essenciais.
A CIPTEA é um documento oficial que reúne informações essenciais da pessoa com TEA, como nome completo, dados pessoais, foto e contatos de emergência. Sua principal função é facilitar a identificação e o atendimento prioritário e especializado em diversas situações do cotidiano.
Onde a CIPTEA pode ser utilizada? A carteira é válida em todo o território nacional e tem se mostrado fundamental em locais como:
- Escolas e instituições de ensino;
- Hospitais, clínicas e unidades de saúde;
- Estabelecimentos públicos e privados;
- Locais de lazer, como cinemas, parques e centros esportivos;
- Situações de emergência, onde a rápida identificação pode evitar estresse e garantir mais segurança.
Com ela, é possível proporcionar mais compreensão sobre as necessidades específicas das pessoas com autismo, evitar situações de ansiedade e reforçar o direito ao atendimento prioritário, conforme estabelece a Lei Federal nº 12.764/2012.
Emissão em Leme/SP: No município de Leme, a CIPTEA é elaborada pelo Centro de Referência da Pessoa com Autismo, localizado na Rua José Manoel de Arruda Oliveira, nº 340, no bairro Bela Vista.
Para solicitar a carteira, é necessário apresentar a seguinte documentação:
- RG e CPF da pessoa com TEA e do responsável;
- Cartão SUS da pessoa com TEA e do responsável;
- Comprovante de residência;
- Laudo médico com CID e assinatura do profissional;
- Duas fotos 3x4 da pessoa com TEA;
- Número do NIS da pessoa com TEA e do responsável;
- Documento que comprove a representação legal, como: procuração, tutela ou curatela;
- Declaração escolar - caso a pessoa esteja matriculada.
A equipe do Centro de Referência está à disposição da população para orientações e esclarecimentos pelo telefone (19) 3097-1053.
“A CIPTEA é mais do que um documento: é uma ferramenta de dignidade, respeito e cidadania para as pessoas com autismo. Em Leme, esse direito está garantido e acessível. Informe-se e ajude a divulgar”, enfatiza Josiane Pietro – Secretária da SADS.