CORREIOS DISPONIBILIZARÁ CONSULTA E CONTESTAÇÃO DE DESCONTOS INDEVIDOS EM BENEFÍCIOS DO INSS
ATENÇÃO: EM LEME O ATENDIMENTO SERÁ REALIZADO SOMENTE NA AGÊNCIA DE CORREIOS DA RUA RAFAEL DE BARROS, 606 – CENTRO, DAS 09H ÀS 17H.
A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
A novidade foi anunciada na quinta-feira, 22 de maio, durante entrevista coletiva realizada no Ministério da Previdência, em Brasília, com a participação do ministro Wolney Queiroz, da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte, e do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
A ação amplia significativamente a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em regiões onde o instituto não possui unidades próprias. Com mais de 4.730 agências próprias habilitadas em todo o país, os Correios assumem o papel de facilitadores do acesso a esse tipo deserviço, promovendo inclusão social e garantindo atendimento humanizado e seguro, em uma iniciativa que reforça a importância da estatal como braço do Governo Federal a serviço da sociedade.
Atendimento gratuito e acessível Nas agências habilitadas, os beneficiários poderão:
- Consultar se há descontos associados em seus benefícios;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar a autorização de algum desconto;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias);
- Analisar e contestar a documentação enviada por associações;
- Receber orientações impressas com protocolo de atendimento.
Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
Capilaridade e inclusão social: Com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios colocam à disposição dos beneficiários uma infraestrutura pública já instalada, preparada para oferecer suporte presencial, especialmente a idosos e pessoas com dificuldades em acessar plataformas digitais. “Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade e expertise únicas, são uma empresa pública a serviço da população, com disposição e capacidade para oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”.
Atendimento seguro e com proteção de dados: A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Locais sem agência habilitada: Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.
A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.
Fonte: https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:be83c797-146e-40a6-bf32-fb9bebccc6d4