X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Na segunda-feira, 19 de dezembro, foi realizada a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na ACIL, com o tema: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”
Os trabalhos foram iniciados com a Apresentação Cultural do Centro de Referência da Criança do Jardim Saulo e, em seguida com a Palestra Magna realiza pela coordenadora Evanilze Barbi. Logo após, a apresentação do Cras Palmeiras.
Após o intervalo do almoço o evento contou a apresentação musical do Centro de Referência do Adolescente e, em seguida o público foi dividido em cinco grupos para discussão das propostas dos seguintes eixos:
Eixo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;
Eixo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
Eixo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
Eixo 4: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.
Em seguida foram aprovadas as propostas Municipal, Estadual e Federal, bem como a eleição dos Delegados para a Conferência Estadual.
“Agradeço a presença das autoridades presentes e todo apoio dos colaboradores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Aproveito para agradecer, também, o governo municipal, por estar sempre apoiando a política pública de atenção a criança e ao adolescente de Leme. Gostaria de parabenizar cada participante da X Conferência Municipal, em especial os adolescentes, os quais aceitaram o desafio e se engajaram no debate dos temas e propostas”, enfatiza Josiane Pietro, secretária da SA