DIA DE TEATRO
Constante na Programação Cultural anual, o Projeto “Dia de Teatro” consiste na apresentação de uma peça teatral, encenada sempre no primeiro sábado de cada mês, no Anfiteatro Municipal “Prof.ª Salete Apparecida Ciccone Marchi”.
A próxima apresentação do “Dia de Teatro” acontecerá no sábado, dia 03 de maio, com duas apresentações, às 16h e às 18h, com a encenação da peça “Tenha Dó, Rosa”.
Sobre a peça “Tenha Dó, Rosa”: O espetáculo foi concebido por Bruno Prado a partir da ideia de ausência. Desse lugar surge Rosa – uma figura imaginária, originada pelos desencontros que dialogam com a saudade – daquelas pessoas que foram e nunca mais voltaram.
A criação da cena se iniciou em 2015, com o falecimento de Benedita Pereira Prado, avó do ator. O espetáculo brinca com a busca por alguém que não está presente no espaço, criando situações cômicas e dramáticas. “Tenha Dó, Rosa ” coloca a plateia presente como público ativo no espetáculo, construindo uma relação onde o ator compartilha as histórias de encontros com a figura imaginária.
A concepção do espetáculo tem como pesquisa o trabalho do ator sobre si mesmo, a concepção de uma figura extracotidiana construída a partir do treinamento sobre a mímesis corpórea e referências do universo poético construído pelo autor José Mauro de Vasconcelos em seu romance “Meu Pé de Laranja Lima”.
“Tenha Dó, Rosa” é um solo inspirado nos desencontros da vida, de um ciclo que foi eternizado pelos momentos de alegria daquele indivíduo que lamente ao vento, todos os dias. Sentado, ele espera o retorno de alguém. Seu tempo não corresponde mais ao nosso, pois parece estar duelando contra a saudade, traçando maneiras de encontrá-la.
Visto de longe, pode não parecer um homem lúcido, mas de perto você perceberá um menino serelepe sonhador que, mesmo cansado, continua insistindo. Cade você?
Fonte: Prefeitura de Leme