Notícia

  • Home
  • Dia Internacional da Síndrome de Down – 21 de março
Dia Internacional da Síndrome de Down – 21 de março
Jornal Tribuna de Leme | 20/03/2023

Dia Internacional da Síndrome de Down – 21 de março

Dia Internacional da Síndrome de Down – 21 de março

Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março, representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo, por isso o dia 21/03. Isso ocorre no momento da concepção de uma criança. As pessoas com trissomia do cromossomo 21 têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

Características da Síndrome de Down:

Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular. Em geral, as crianças com Síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade.

Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social. A APAE de Leme realiza esse trabalho com as pessoas de Síndrome de Down com muita qualidade e competência, estimulando para a maior autonomia e melhor qualidade de vida.

Na campanha para o “Dia Mundial da Síndrome de Down” de 2023, são convocadas pessoas e organizações de todo o mundo a fazerem as coisas “Conosco, Não Por Nós”.

O objetivo da campanha de 2023 é quebrar a ideia de que as pessoas com Síndrome de Down precisam que todos façam por elas, superar o pensamento ultrapassado, onde pessoas com deficiência são tratadas como objetos de caridade, merecedores de pena, sempre necessitando que outras pessoas façam qualquer coisa por elas.

A abordagem de 2023 pretende mostrar que essas pessoas com deficiência tem o direito de serem tratadas com justiça e têm as mesmas capacidades de qualquer outra pessoa, trabalhando JUNTO com outras pessoas para melhorar suas vidas.

A APAE de Leme conta com uma excelente infraestrutura e quadro de colaboradores capacitados para atender não só portadores de Down, mas também vários tipos de portadores de necessidades especiais como por exemplo, TEA - Transtorno de Espectro Autista.

Além dos voluntários e diretores, a equipe de colaboradores é composta por 45 profissionais: 1 Diretora técnico administrativo, 1 Assistente social, 2 Educadores sociais, 2 Psicólogos, 3 Fisioterapeutas, 1 Enfermeira, 1 Nutricionista, 1 Psiquiatra, 1 Neuropediatra, 1 Dentista (fornecido pela prefeitura), 1 Coordenador Pedagógico, 10 Professores especializados, 1 Professor de educação física, 1 Professor de arte, 1 Professor de ensino musical, 1 Professor de capoterapia, 2 Cozinheiras, 2 Faxineiras, 5 Cuidadoras, 3 Estagiárias, 2 Secretárias, 1 Horticultor, 1 Zelador.

A infraestrutura conta com: Salas administrativas, Salas de aula adaptadas, Sala de artesanato, Sala de fisioterapia, Academia, Piscina, Quadra de esportes, Cozinha para atividades dos alunos, Cozinha industrial, Refeitório, Pátio coberto, Consultórios odontológicos e de psicólogos, Horta, Jardim sensorial.

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a APAE, realizará um passeio pelo bairro, no entorno de sua sede, com os usuários atendidos celebrar a data.