DR. DAVID PEDRÃO COBRA MELHORIAS NO ECOPONTO MUNICIPAL E A ENTREGA DE MOCHILAS, CALÇADOS E CAMISETA REGATA PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
No sábado, 01 de março, o vereador Dr. David Pedrão esteve no Jardim Angélica, a pedido de alguns moradores, a fim de dialogar sobre os problemas que o Ecoponto tem trazido para os moradores da região.
O problema real não é o Ecoponto em si, mas as queimadas que têm sido frequentes no local e que tem se espalhado por todo o bairro, gerando incômodo e insatisfação dos moradores. “Segundo os moradores, o problema não é a localização do Ecoponto e sim as queimadas que acontecem nele quase que toda semana. A fumaça gerada pelas queimadas toma conta do bairro e pode gerar graves problemas de saúde como doenças respiratórias, cardiovasculares, asma, bronquite, conjuntivite, aumento do risco de ataque cardíaco, derrame e uma série de outras doenças que podem ser originadas a partir da inalação das fumaças que ali estão ocorrendo. É preciso que os responsáveis tomem as providências necessárias para acabar, de uma vez por todas, esse problema”, comentou o vereador Dr. David Pedrão.
O vereador pede que o local seja cercado por muros e com a instalação de cerca elétrica ou concertinas, instalação de câmeras de monitoramento e vigilância patrimonial por 24 horas diárias, respectivamente. Segundo moradores, há um vigia que fica no local, mas que acaba não sendo o suficiente, pois se fosse efetivo não ocorreriam tais queimadas.
“Essas simples medidas resolveriam o problema do local. Além disso, pude notar que ali tem muitas pessoas que vivem da separação dos reciclados que levam o sustento para dentro de casa, vejo isso como mais uma oportunidade para resolver o problema, onde a Prefeitura poderia criar uma comissão, uma associação para que esses catadores de reciclados se beneficiem do local e possam colaborar com a manutenção criando uma bolsa auxílio. Dessa forma, eles pudessem auxiliar na melhor administração do Ecoponto. Além disso, a prefeitura poderia construir as baias de separação e organizar melhor o descarte, separando o que é reciclado, o que é restos de construção civil, o que é galho, além de colocar containers para facilitar a limpeza e a organização do local. São simples ações que resolveriam o problema e o poder público precisa ter esse olhar de gestão para os resíduos sólidos em nosso município”, completou o vereador.
Outra indicação importante que o nobre edil fez foi a distribuição de mochilas escolares, calçados e a inclusão de uma camiseta regata no kit de uniforme escolar entregue aos alunos da Rede Municipal pela Secretaria de Educação.
O vereador esteve em Santa Cruz da Conceição para ver de perto os benefícios dessa ação implementadas pelo prefeito, Dú Aranha, no município vizinho e trouxe essas ideias para serem implementadas no município.
“Sabemos dos benefícios que o Kit de Uniforme Escolar traz para os alunos, pois colabora com a promoção da igualdade, inclusão e segurança aos mesmos, eliminando as diferenças de status entre eles, além de ser um grande alívio financeiro para as famílias, principalmente em um momento de crise econômica com a alta dos preços em que estamos vivendo. A mochila e o calçado complementariam os kits, trazendo ainda mais igualdade, e a camiseta regata é um pedido dos pais, principalmente para aliviar o calor extremo em que estamos vivendo e, certamente colaborará com um ambiente mais agradável ao ensino. Esperamos que essas indicações sejam acatadas e implementadas em nosso município”, afirmou o vereador Dr. David Pedrão.
Foto do kit escolar: Prefeitura de São Paulo