Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir
Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir
Dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Essa doença é um problema sério de saúde pública e pode se manifestar de diversas formas na população. Saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental.
É por essa razão que vamos apresentar cada um dos tipos de hepatites virais, tais como as suas principais características. Quer saber mais sobre este assunto? Então confira o conteúdo!
Afinal, o que são hepatites virais?
Hepatite é o nome dado a toda inflamação que atinge o fígado, um importante órgão do sistema digestório, que tem um papel principal na desintoxicação do organismo.
Essa doença é causada, na maioria das vezes, por uma infecção viral — embora também possa ser acarretada pelo uso abusivo de substâncias tóxicas (álcool, medicamentos e drogas), doenças genéticas ou autoimunes.
O maior problema das hepatites virais é que os seus sintomas costumam ser bem silenciosos, muitas vezes passando despercebidos até que surja uma complicação da doença.
Isso reforça a importância de realizar exames de check-up frequentemente (entre 6 e 12 meses) para se certificar de que a saúde está em dia e da busca de médicos especializados caso tenha contato com pessoas portadoras desse distúrbio.
Quais são os tipos de hepatites virais?
A hepatite viral pode ser classificada pelos tipos A, B, C, D e E, sendo os três primeiros mais comuns no Brasil. A seguir, confira alguns detalhes sobre a transmissão, os sintomas, o tratamento e a prevenção de cada um deles!
Hepatite A –
Transmissão: Chamada de “hepatite infecciosa”, essa doença tem como agente o Vírus da Hepatite A (VHA) e a sua transmissão ocorre por meio do contato com pessoas portadoras da doença e pela água ou alimentos que estejam contaminados por esse microrganismo — essa transmissão é conhecida como fecal-oral, pois a água e os alimentos são infectados por conta da falta de tratamento de esgoto.
Sintomas: Nem sempre os sintomas surgem em todos os pacientes, porém, quando isso ocorre, os sinais começam a aparecer após 15 dias de infecção. Nesse caso, os indivíduos podem apresentar cansaço, febre, enjoo, tontura, dor abdominal, alteração na coloração da urina e das fezes e aspecto amarelado na pele.
Tratamento: Não existe um tratamento padrão para todos os pacientes. No geral, o médico analisa o quadro e indica a terapia mais adequada. O que é comum é a medicação prescrita (nunca opte pela automedicação) para controle dos sintomas, controle da desidratação e, em casos graves, como quando ocorre insuficiência hepática aguda, a hospitalização.
Prevenção: A melhor prevenção para essa doença é o saneamento básico. Além disso, os hábitos de higiene são indispensáveis, assim como o tratamento da água. É recomendável também evitar a proximidade de locais com esgoto a céu aberto.
Existe uma vacina contra o Vírus da Hepatite A, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apenas em casos especiais. Dentre eles, receptores de transplante de medula óssea ou portadores de doenças crônicas no órgão em questão.
Na próxima edição falaremos sobre a Hepatite B
Colaboração da Dra. Rosa Ragneri