FEVEREIRO ROXO E LARANJA: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS.
‘O mês de fevereiro que significa purificação em honra a Plutão, é marcado por duas campanhas de conscientização sobre doenças crônicas: Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja.
Fevereiro Roxo é voltado ao combate ao Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, ambos têm em comum o fato de serem doenças crônicas, com possibilidade de tratamento, mas não de cura. A campanha foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, visando proporcionar mais conforto aos portadores das doenças, já que não existe cura para elas.
Fevereiro Laranja é dedicado ao combate à Leucemia. A campanha foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), especialmente porque o Dia Mundial do Câncer acontece todo ano no dia 4 de fevereiro.
O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins, cérebro, pulmões, coração e sistema nervoso central.
Os principais sintomas do Lúpus são: fadiga, febre, rash cutâneo (vermelhidão na face), dor nas articulações, dificuldade de respirar e dor no peito, queda de cabelo, feridas na boca, rigidez muscular e inchaços.
O tratamento do Lúpus é feito com medicamentos que controlam a inflamação e os sintomas da doença, bem como mudanças de hábitos bem como a contraindicação do tabagismo e etilismo.
A Fibromialgia é uma síndrome que causa dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas pesquisas nos levam a pensar que ela seja resultado de uma combinação de fatores como, genéticos, infecciosos, traumas físicos ou emocionais, distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão
Dentre os sintomas da fibromialgia podemos observar a dor generalizada no corpo, dificuldade para dormir, fadiga e palpitações, sensibilidade ao toque, problemas de concentração, dor de cabeça recorrente ou enxaqueca, dormência e formigamento nas mãos e nos pés, dificuldades de aprendizado.
O tratamento da Fibromialgia é feito com medicamentos, fisioterapia, terapia cognitivo-comportamental e mudanças no estilo de vida.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa a perda de memória e outras funções cognitivas, além de interferir no comportamento e personalidade da pessoa. A doença é causada por fatores genéticos, de estilo de vida e ambientais que afetam o cérebro ao longo da vida.
Os sintomas do Alzheimer são perda de memória, dificuldade de se concentrar, mudanças de humor, delírio, dificuldade para realizar tarefas cotidianas, problemas com a linguagem e mudanças na personalidade e no comportamento.
Não existe cura para o Alzheimer, mas existem tratamentos que podem retardar a progressão da doença, ou seja, o agravamento da degeneração cerebral provocada pela doença e inclui o uso de inúmeras medicações, dependendo de cada caso.
A Leucemia é um câncer que afeta os leucócitos (glóbulos brancos), que são as células de defesa do nosso organismo contra as infecções.
Os sintomas da leucemia incluem febre seguida de calafrios; suor noturno; manchas roxas na pele; inchaço no pescoço, axilas ou virilhas provocados pelos linfonodos inflamados, popularmente conhecidos como ínguas e dor nos ossos e articulações.,
O tratamento da Leucemia depende do tipo e do estágio da doença. As opções de tratamento incluem quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou uma combinação desses tratamentos.
As campanhas Fevereiro Roxo e Laranja são importantes para conscientizar a população sobre essas doenças crônicas. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois permite que a doença seja tratada antes que cause danos irreversíveis.
Oportuno lembrar que o Lúpus é mais comum em mulheres do que em homens, e a sua incidência é maior em pessoas de pele clara. A Fibromialgia é uma doença que afeta mais mulheres do que homens, e a sua incidência é maior em pessoas com idade entre 30 e 50 anos. O Alzheimer é uma doença que afeta mais pessoas com idade acima de 65 anos. A Leucemia é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças e adultos jovens.
É importante estar atento aos sintomas dessas doenças e procurar ajuda médica caso os perceba. Também é importante realizar exames de rotina regularmente, pois eles podem ajudar a identificar doenças precocemente.