Notícia

  • Home
  • Homenagem ao herói lemense, Newton Prado
Homenagem ao herói lemense, Newton Prado
Jornal Tribuna de Leme | 05/07/2023

Homenagem ao herói lemense, Newton Prado

Newton Sizenando Prado nasceu em Leme, no dia 16 de julho de 1897, e completou o curso primário no Grupo Escolar Cel. Augusto César.  

Em 2 de julho de 1917, ingressou no Exército e foi nomeado tenente em 30 de junho de 1920. Newton Prado tornou-se conhecido pela Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, quando, no dia 5 de julho de 1922, no Rio de Janeiro, foi um dos 18 homens que enfrentou quatro mil soldados do governo do presidente Arthur Bernardes.

Após a sangrenta batalha, Newton Prado foi levado ao hospital, mas não se recuperou e faleceu no dia 12 de julho de 1922. A Revolta do Forte de Copacabana foi o primeiro levante do Tenentismo, movimento político-militar de oposição à oligarquia da República Velha.

Newton Prado foi sepultado no Cemitério da Lapa, em São Paulo. No governo do prefeito de Leme, Ricardo Landgraf, uma comissão composta pelos senhores, José Oazi, Jacir Lombardi e João Mancini articulou a vinda dos restos mortais do herói brasileiro para Leme.

No dia 4 de julho de 1968, um comboio destacado pela Polícia Rodoviária fez o translado do corpo de São Paulo para Leme, onde, no antigo Tiro de Guerra 02-074, Newton Prado foi simbolicamente velado. Na sequência, os restos mortais do herói lemense foram colocados no jazigo monumental localizado na Praça “Rui Barbosa”, onde permanecem até hoje.

“Hoje temos uma excelente Escola Estadual com seu nome onde frequentei até o ensino médio onde fiz grandes amigos. Nosso querido amigo. Luiz Simioni Júnior foi autor do projeto”, enfatizou Ricardo Canata – Presidente da Câmara Municipal.