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LEITURA COMPARTILHADA E A FORMAÇÃO DE LEITORES FLUENTES E FUNCIONAIS
Jornal Tribuna de Leme | 24/03/2024

LEITURA COMPARTILHADA E A FORMAÇÃO DE LEITORES FLUENTES E FUNCIONAIS

De acordo com a última edição do estudo Retratos da Leitura no Brasil, cerca de 56% das pessoas têm o hábito de ler. O índice é baixíssimo. Por exemplo, os franceses lêem 21 livros por ano, cinco vezes mais do que os brasileiros.

No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro na vida. E o pior: o país vem perdendo leitores a cada nova pesquisa.

Segundo a pesquisa, entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas.

Análises feitas exclusivamente para o estudo mostram ainda que os estudantes que chegam aos níveis mais altos de aprendizagem têm, em geral, melhores hábitos de leitura.

A pesquisa aponta que os brasileiros costumam usar seu tempo livre para outras tarefas como assistir televisão, usar a internet, enviar mensagens no Whatsapp, escutar música e assistir a filmes.

A leitura faz parte da formação do ser humano. Podemos afirmar com certeza,  embasados em experiências seculares, que a leitura frequente proporciona o conhecimento e aprimoramento da interpretação de textos e o senso crítico, facilitando o aprendizado, principalmente durante a idade escolar.

O aprimoramento da leitura também é essencial ao desenvolvimento pessoal e à formação sociocultural. Com o avanço tecnológico, a leitura e a produção de textos não evoluíram proporcionalmente, em razão da facilidade em se reproduzir a quantidade de informações que estão disponíveis na internet, por exemplo, reduzindo a criatividade, a originalidade e a interpretação.

Defendemos que incentivar o gosto pela leitura apresentando obras que envolvam principalmente histórias, porque, a história é construída coletivamente num processo contínuo de mudança e permanência, semelhanças e diferenças, e que o passado se articula com o presente e futuro.

Mas, qual é o melhor projeto, diante das atuais dificuldades, para atrair principalmente os jovens para adquirir o hábito da leitura? Muitas tentativas foram realizadas e o melhor projeto que conhecemos é o da Leitura Compartilhada e Participativa, quando o aluno participa com o professor da leitura do mesmo livro. Mas ela também pode ser levada para a rotina de estudos e de lazer em casa. Assim, pais e filhos passam a ler juntos e dividir suas visões a respeito dos textos, além de traçar conexões entre o que está escrito e a vida.

Com isso, a criança, além de aprender a ler, desenvolve visão crítica sobre os textos e o mundo, tornando-se ainda um leitor fluente e funcional.

Por Ruy Sodré - Escritor e Palestrante