LEME RECEBE MAIS UMA UNIDADE DO ECOVABRA, QUE UNIFICA A COLETA SELETIVA NO COVABRA SUPERMERCADOS
A loja do Centro é a segunda da cidade a receber o projeto, que será ampliado para outras cidades até o final do ano
Preocupado em transformar a maneira como os clientes lidam com a geração de resíduos sólidos, o Covabra Supermercados ampliou o projeto ECOvabra em Leme, com a instalação do ponto de coleta na loja Centro. Com isso, as duas unidades da rede na cidade - Centro e Barra Funda - passam a contar com um espaço adequado para descarte de plástico, vidro, metal, cápsulas, pilhas, baterias e lâmpadas, dando um destino correto e sustentável aos itens.
O projeto unificado de coleta seletiva da rede, o ECOvabra, foi criado para auxiliar a população a descartar corretamente produtos recicláveis e está em funcionamento, também em Vinhedo (Centro) em Sumaré, no Centro de Distribuição do Covabra Supermercados.
“Em algumas lojas, o Covabra já contava com um ponto de coleta, em parceria com a New Age Bebidas, além de outros equipamentos para a coleta de lâmpadas e pilhas. Pensando em ampliar a reciclagem e contribuindo com a destinação adequada do lixo, a rede decidiu unificar, criando o ECOvabra, um ponto único com comunicação proprietária para arrecadar todos os itens: plástico, vidro, metal, cápsulas, pilhas, baterias e lâmpadas”, detalha Jacqueline Tavares, gerente de marketing do Covabra Supermercados.
A previsão é que, até o final do ano, as lojas de Pirassununga, Rio Claro, Limeira, Itatiba, Campinas, Capivari, Pedreira e Jundiaí tenham um ponto do projeto. A ação permanente visa conscientizar os clientes sobre a importância do descarte correto das embalagens e ajudar a diminuir o desperdício de recursos naturais e a reduzir a poluição na atmosfera, além de alimentar a economia circular.
Segundo um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cada brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo plástico por semana. São 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano no Brasil. Quando o assunto é reciclagem, a situação preocupa: o país está na lanterna, reciclando somente 4% do que é produzido, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA).
A logística reversa é feita em parceria com a New Age Bebidas, responsável por recolher e pesar os resíduos e, posteriormente, dar a destinação correta aos materiais coletados no ponto de entrega voluntário, o ECOvabra. Os itens podem ser descartados como estão, exceto as cápsulas de café, que precisam estar sem líquido ou borra muito úmida.
Fonte: Aline Telles | [email protected]
Tadeu Rover | [email protected]