Notícia

  • Home
  • Leme sediará no dia 21 de agosto a 1ª Etapa Paulista de Exposição de Ferreomodelismo
Leme sediará no dia 21 de agosto a 1ª Etapa Paulista de Exposição de Ferreomodelismo
Jornal Tribuna de Leme | 13/08/2022

Leme sediará no dia 21 de agosto a 1ª Etapa Paulista de Exposição de Ferreomodelismo

Leme sediará no dia 21 de agosto a 1ª Etapa Paulista de Exposição de Ferreomodelismo

A 1ª Etapa Paulista de Exposição de Ferreomodelismo de Leme acontecerá no próximo dia 21, das 8h às 17h, na Praça Manoel Leme, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby da cidade e da região.

O evento é organizado pela AFSR  - Associação de Ferreomodelismo Santaritens), com apoio da Prefeitura, Departamento de Cultura e Turismo, DIO Studios e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com Vitor Barros, um dos organizadores do evento, já estava na hora de a população da cidade receber este encontro. “O secretário de cultura e turismo de Leme, Marcel Arle, visitou o evento que fizemos em Santa Rita do Passa Quatro, no início de abril. E, devido ao sucesso, surgiu a ideia de organizamos um em Leme, onde há muitos interessados neste hobby”, afirma.

Além de exposição de maquetes e dioramas, haverá a presença de lojistas e uma praça de alimentação. Paralelamente ao evento, também ocorrerá o XIV Encontro e Exposição de Antiguidades de Leme.

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

 “O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, diz Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos.

“As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.