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Mês do autismo na Secretaria de Educação
Jornal Tribuna de Leme | 08/04/2023

Mês do autismo na Secretaria de Educação

Mês do autismo na Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação recebeu no dia 27 de março, a Equipe Técnica da Secretaria de Educação de Capivari/SP e a 1º Tenente Fighera do Centro Hípico Forte Anhanguera do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga/SP.

Os encontros tiveram como intuito o compartilhamento das ações pedagógicas e processos de aprendizagem desenvolvidos na Educação Inclusiva de Leme. Foi apresentado, também, o CAPTE - Centro de Atendimento e Prevenção Técnico Educacional o qual, segundo os visitantes, será referência de proposta a ser analisada, discutida e possivelmente adotada pelos Municípios de Capivari e Pirassununga.

SOBRE O CAPTE:

Localizado na Secretaria Municipal de Educação, possui o papel de apoiar, prevenir e auxiliar a aprendizagem dos alunos da Rede Pública Municipal que apresentam alguma deficiência ou suspeita (casos de investigações), reconhecendo, respeitando e incentivando os potenciais de cada um conforme suas especificidades.

A Equipe Técnica é formada por especialistas em diferentes áreas do desenvolvimento humano: Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Educador Físico e Pedagogo da Educação Especial. Esses profissionais articulam seus conhecimentos e atuam sistematicamente junto ao aluno/escola/família, com atendimentos individuais e, em alguns momentos em grupo, conforme as peculiaridades dos casos, bem como indiretamente considerando a necessidade de acompanhamento, intervenção e orientação técnica que contribui com a efetiva e eficaz inclusão do aluno na instituição escolar.

Processo de escolarização de crianças com Autismo

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo vale lembrar: “O mundo caminha para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva. Sinais desse processo de construção são visíveis com frequência crescente, por exemplo, na escola, na mídia, nas nossas vizinhanças, nos recursos da comunidade e nos programas e serviços (SASSAKI, 2005, p. 22)”.

O autismo, ou TEA - Transtorno do Espectro do Autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento, que, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), é classificado como um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social apresentando também comportamentos restritos e repetitivos.

          O esclarecimento sobre o autismo é de extrema importância por parte da sociedade e, pensando na inclusão desses estudantes no sistema regular de ensino, para que o acolhimento e o desenvolvimento do trabalho nas escolas sejam mais assertivos, observa-se a necessidade da interlocução de diversas políticas públicas para a oferta de uma escola inclusiva promotora de desenvolvimento e aprendizagem.

No Brasil existem Políticas que buscam uma efetiva inclusão de pessoas com TEA, para que elas possam ser inseridas dentro do ambiente educacional em sala de aula de ensino regular de forma a atender as demandas da educação inclusiva. Dentre elas temos a Base Nacional Comum curricular, a Política Nacional da pessoa com TEA, A Lei de Diretrizes e Base da Educação  - LDB – Lei 9.394/2006 e o Plano Nacional de Educação.

Por todas as peculiaridades relacionadas ao desenvolvimento humano que são observadas no TEA, torna-se imprescindível o compromisso de todos os profissionais envolvidos com a educação, além da dedicação e empenho dos seus familiares e da sociedade, pois, somente com a modificação nos nosso olhar, a partir da interação com as pessoas com TEA, é que se pode vislumbrar uma sociedade mais comprometida e cooperativa.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro, ou pelo telefone 3573-6300.