Notícia

  • Home
  • NOTA À IMPRENSA DA POLÍCIA MILITAR – OPERAÇÃO ELEIÇÃO
NOTA À IMPRENSA DA POLÍCIA MILITAR – OPERAÇÃO ELEIÇÃO
Jornal Tribuna de Leme | 08/10/2024

NOTA À IMPRENSA DA POLÍCIA MILITAR – OPERAÇÃO ELEIÇÃO

O Comandante do 36º BPM/I - Trigésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior, informa que foi responsável pelas ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública durante as eleições em oito municípios da região, sendo: Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Araras, Conchal, Leme, Santa Cruz da Conceição e Pirassununga, onde foram empregados, aproximadamente 700 policiais militares para assegurar o bom andamento do processo eleitoral.

Embora a Operação Eleições tenha sido visível apenas no dia do pleito, a Operação iniciou no dia 24 de setembro de 2024, quando as urnas chegaram aos cartórios eleitorais e o policiamento ostensivo permaneceu responsável pela guarda do patrimônio público. No dia 05 de outubro as urnas foram escoltadas pela Polícia Militar pela manhã, saindo dos cartórios eleitorais para que fossem alocadas nas escolas onde no dia seguinte, ocorresse o pleito eleitoral.

 No dia das Eleições, 06 de outubro de 2024 em todas as escolas havia policiais militares os quais ficaram responsáveis pelo bom andamento das votações e da integridade dos serventuários da Justiça Eleitoral. Ao término das votações, as urnas eletrônicas e mídias com resultados das eleições foram novamente escoltados para os cartórios eleitorais e ali, os Policiais Militares permanecerem até a assinatura das atas pelas autoridades judiciárias.

 Durante toda Operação, tivemos vários chamados para atendimento de denúncias de crimes eleitorais de “bocas de urna” e em três ocasiões os Policiais Militares conduziram ocorrências para a Delegacia de Polícia. Elas ocorreram nas cidades de Pirassununga, Conchal e Cordeirópolis. Nenhum caso grave foi registrado e por volta das 21h todas as cidades já haviam declarado seus resultados. Vale ressaltar que todas as pessoas conduzidas foram liberadas para que os casos sejam corretamente apurados.

Solicitamos que continuem contribuindo, denunciando práticas ilícitas e suspeitas através do Disque Denúncia 181, no site www.policiamilitar.sp.gov.br  - no link FALE CONOSCO, e pelo telefone Emergência 190.

Fonte: 36°BPM/I - 4° CIA