NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO JARDIM ANGÉLICA
A Secretaria de Saúde, informa sobre a nova UBS – Unidade Básica de Saúde, localizada no Jardim Angélica, entre as ruas Ângelo Nivaldo Madella, João Gonçalves e a Avenida Anselmo Madella. A obra, que será realizada com recursos provenientes do PAC, terá um total 507,47m² de construção, com um investimento de R$ 1.326.979,18 (um milhão, trezentos e vinte e seis mil, novecentos e setenta e nove reais e dezoito centavos). As obras estão previstas para iniciar no mês de abril.
O projeto prevê a construção de diversos ambientes, como: 4 salas para consultas médicas (consultórios), sala de vacinas, sala de espera de vacinas, sala de esterilização, sala de inalação, sala de curativos, setor de atendimento ao público, sanitários (masculino, feminino e PNE), sala dos agentes de saúde, sala de expurgo, além de departamento de estoque/arquivo e área administrativa. A nova unidade de saúde contará também com portas e janelas em alumínio e revestimentos em porcelanato.
Importante destacar que, por se tratar de uma Unidade Básica de Saúde, o local foi planejado para abrigar as seguintes atividades de atenção à saúde:
- Ações individuais ou coletivas de prevenção à saúde: imunizações, primeiro atendimento, controle de doenças, coleta de material para exames, encaminhamento de pacientes em casos de urgência/emergência e atendimentos específicos.
- Promoção de ações de educação para a saúde por meio de orientações, campanhas, entre outras atividades.
- Recepção, registro e agendamento de consultas.
- Realização de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.
- Execução de procedimentos médicos e odontológicos de pequeno porte, sob anestesia local, como suturas, punções e biópsias.
- Realização de procedimentos de enfermagem, como inaloterapia, curativos e administração de medicamentos orais e injetáveis.
“A região nordeste da cidade necessita de uma nova Unidade Básica de Saúde, para ampliar a cobertura em saúde e melhorar o atendimento à população. Ao ampliarmos o atendimento na região vamos reduzir também a demanda que sobrecarrega outras unidades próximas, maximizando a qualidade e agilidade no atendimento. Estamos comprometidos em oferecer uma saúde pública mais eficiente e humanizada ao cidadão lemense, essa é nossa prioridade. Além da nova Unidade de Saúde do Jardim Angélica, em breve a região contará também com um novo PAM. Estamos trabalhando, com afinco, para que o projeto saia do papel ainda neste semestre.”, comenta o Prefeito Claudemir Borges