Notícia

  • Home
  • O “CASTELO DE LEGO” DESMORONOU: APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES E PRESSÃO DE PROFESSORES E VEREADORES, CÚPULA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL CAI
O “CASTELO DE LEGO” DESMORONOU: APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES E PRESSÃO DE PROFESSORES E VEREADORES, CÚPULA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL CAI
Jornal Tribuna de Leme | 02/03/2025

O “CASTELO DE LEGO” DESMORONOU: APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES E PRESSÃO DE PROFESSORES E VEREADORES, CÚPULA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL CAI

Desde o início das eleições municipais em 2024 muitas denúncias de irregularidades tomou conta das redes sociais em relação aos desmandos e inversão de prioridades adotadas pela então cúpula gestora da Secretaria Municipal de Educação.

Desde então, diversas investigações foram realizadas, seja por parte do Ministério Público quanto por parte dos próprios vereadores, questionando compras de materiais que deixaram dúvidas tanto para os próprios profissionais da educação na Rede Municipal de Ensino quanto para vereadores e parte da população que acompanha o assunto.

Diversas vezes questionamentos foram realizados e muitas pessoas pediram a troca da cúpula, uma vez que as escolas municipais estavam sem itens de higiene, materiais básicos, sem manutenção. E, sem contar as denúncias de irregularidades em compras de livros didáticos sem a devida comprovação pedagógica e por valores contestáveis, além dos gastos exorbitantes com recursos da Educação para custear a Mostra Natalina... Sem falar do aumento de gastos com robótica, kit escolar, uniforme escolar e merenda.

Porém, iniciado o novo mandato do prefeito Claudemir Borges, a expectativa por troca foi frustrada e iniciou o mandato mantendo a cúpula de gestão da Secretaria Municipal de Educação. Professores e monitores, descontentes com a situação, reuniram-se com vereadores a fim de clamarem por ajuda e mudanças na pasta, apontando diversos questionamentos o que mostrou a força do magistério municipal.

A gota d’água foi à fiscalização realizada pelos vereadores, Coronel João Arrais e Airton Candido que ao se dirigirem até o almoxarifado na Secretaria de Educação se depararam com materiais de robótica sem nota de empenho, sem nota fiscal, enfim, com possíveis indícios de irregularidades e que estão sendo apuradas. A partir de então, o “castelo de lego” desmoronou e a pressão pela troca da cúpula da Educação Municipal aumentou e o prefeito Claudemir Borges não teve como não a realizar.

Em conversa com o prefeito Claudemir Borges e o Jornal Tribuna de Leme, ele anunciou a esposa e primeira-dama, Professora Roberta Cristina Borges como a nova Secretária Municipal de Educação e o servidor, Beto Carvalho como Diretor Geral de Educação, substituindo, assim, Guilherme Schwenger Neto e Heloísa Helena Oliveira Freitas Rego – Lolo, respectivamente.

O Jornal Tribuna de Leme e toda a população lemense espera que as mudanças sejam positivas para a Educação Municipal e que as prioridades sejam o fortalecimento da educação com a ampliação de vagas, investimentos na qualidade de ensino, valorização do profissional de educação e, acima de tudo, a máxima transparência em todos os atos que envolvam a Secretaria Municipal de Educação, tão questionada nos últimos anos.

EM TEMPO: Lego é um material usado, com frequência, em robótica e por ser uma ferramenta lúdica e didática permite aos alunos criarem e programar robôs e aplicar os conceitos da prática pedagógica aliada ao estímulo da tecnologia.

Sandra Kauffmann