SADS OFERECE UMA AMPLA REDE DE ATENÇÃO E PROTEÇÃO À PESSOA IDOSA
A expectativa de vida no Brasil sobe à medida que as ações e políticas públicas garantem serviços essenciais para melhorar a qualidade de vida da população, para que possam viver e viver com dignidade.
No último Censo divulgado pelo IBGE, os números apontam para uma grande população idosa no Brasil e, em Leme não é diferente. Com esses dados, é preciso ter uma grande rede de política pública para atender essa nova demanda, seja na saúde, no saneamento básico, na assistência social e em todas as áreas necessárias para que garantam os direitos da pessoa idosa.
Leme, por meio da SADS – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, liderada pela Secretária, Josiane Pietro oferta uma ampla rede de atenção e proteção à pessoa idosa. A SADS é o órgão responsável por garantir a Proteção Social à Pessoa Idosa, tendo por objetivo assegurar os direitos sociais da pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Atualmente, a Rede de Proteção Social da Pessoa Idosa é composta pela Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e Controle Social.
A Rede de Proteção Básica visa apoiar as famílias e as pessoas idosas na ampliação de sua proteção social, promovendo seus direitos e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Dentre os equipamentos para assistir aos idosos estão o Centro de Convivência do Idoso I e o Centro de Convivência do Idoso II, que são duas unidades que juntas atendem mais mil pessoas idosas, que contam diariamente com equipe multiprofissional, ofertando atendimento psicossocial, ginástica, musculação, hidroginástica, pilates, bocha, futebol, vôlei adaptado, capoterapia, musicalização, dança, aulas de artesanato, coral, informática, palestras, passeios e diversos eventos comemorativos.
Já a Rede de Proteção Social Especial destina-se ao atendimento de pessoas idosas e suas famílias, que estão em isolamento social ou tiveram seus direitos violados ou ameaçados. Dentre os equipamentos de atendimento ao idoso estão a Casa Dia do Idoso I, Casa Dia do Idoso II, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, além da Entidade de Acolhimento Institucional Abrigo São Vicente de Paulo, a qual recebe subvenção municipal para acolher os idosos em situação de vulnerabilidade e risco social.
As Casas Dia do Idoso I e II oferece uma ampla estrutura de atendimento com assistente social, psicóloga, nutricionista, monitores, técnico em enfermagem, além de diversas oficinas que promovem o bem-estar da pessoa idosa. Ao todo, são 110 pessoas idosas atendidas, que têm a oportunidade de conviver no espaço, com quatro refeições por dia, atendimento psicossocial, capoterapia, artesanato, alongamento e fortalecimento, fisioterapia, musicalização, recreação, passeios, palestras e diversos eventos realizados nos espaços.
“A SADS tem uma infraestrutura excelente de atendimento a pessoa idosa, que além de proporcionar o acolhimento e diversas atividades visando o bem-estar e a dignidade de nossos idosos, garantem a proteção a direitos, acompanhamento multidisciplinar, acompanhamento familiar, socioeconômico, tudo para garantir que os direitos da pessoa idosa não sejam violados e que possam viver com qualidade de vida. Além disso, as parcerias com instituições lemenses, garantem o acolhimento digno a pessoa idosa que passa por situações de violações de direitos e abandono familiar, sem contar as ações feitas por meio do nosso Conselho Municipal de Idoso, que é composto por membros da sociedade e, juntos garantem a formulação de diretrizes a serem seguidas para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos idosos. Hoje, a SADS garante o atendimento integral da pessoa idosa, desde a prevenção, com os centros de convivência, até o acolhimento nos casos extremos, garantindo uma proteção social adequada e com qualidade”, afirmou Josiane Pietro, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
Endereços:
- Centro de Convivência do Idoso I - Rua Cel. Antônio Abade,789
- Centro de Convivência do Idoso II - Rua Ernesto Gatto, 448 Jardim Amália
- Casa Dia do Idoso I – Av. José Moreira de Queiroz, 1535 – São José
- Casa Dia do Idoso II – Rua: Paulo Roberto Faccioli, 128 – Royal Ville
- CREAS – R. Calogéro Chinicci, 510 – Jardim Juana
- Abrigo São Vicente de Paulo – Av. José Moreira de Queiroz, 757 – São José
- Conselho Municipal da Pessoa Idosa – Rua: Cel. João Franco Mourão, 308 – Centro