Notícia

  • Home
  • SAECIL TRATOU MAIS DE 10,8 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ESGOTO EM 2022
SAECIL TRATOU MAIS DE 10,8 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ESGOTO EM 2022
Sandra Kauffmann | 22/05/2023

SAECIL TRATOU MAIS DE 10,8 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ESGOTO EM 2022

A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme é responsável pelo saneamento básico do município de Leme. A autarquia coleta e trata 100% do esgoto urbano e o tratamento é realizado na Estação de Tratamento de Esgoto Anselmo Luiggi Faggion. 


Em 2022, foram 10.883.285 metros cúbicos de esgoto tratado, uma média mensal de 906.940,41 metros cúbicos de esgoto tratado. 


Na Estação de Tratamento de Esgoto, o primeiro processo do tratamento é o gradeamento grosso, onde são retirados os materiais maiores e, em seguida, o esgoto é bombeado por quatro grandes motores para a parte mais elevada da ETE, onde acontece a segunda etapa do tratamento. Na sequência do processo, o esgoto passa pelo gradeamento fino, por desarenadores, ou caixas de areia, onde são retirados materiais sólidos granulares, como areia, pedrisco, silte, cascalho, originados de lançamento inadequados nas instalações com as ligações clandestinas, por exemplo. O processo é feito por um sistema mecânico no qual braços raspadores diametrais fazem a retirada da areia, por meio de placas controladoras de fluxo de entrada e placas vertedoras de saída. 
Depois, o processo de tratamento ocorre nas três lagoas de aeração. Nelas, o esgoto passa por uma técnica de depuração biológica, por meio do sistema biológico aeróbio (microrganismos), mediante processos oxidativos ativados pela aeração e consequente oxigênação do esgoto bruto, que degradam as substâncias orgânicas do esgoto, que se transformam em seu “alimento”. 


Na última etapa, o esgoto passa para as lagoas de decantação, onde as matérias orgânicas que ainda estão em suspensão vão para o fundo do tanque por gravidade.


“Hoje, nossa Estação de Tratamento de Esgoto tem estrutura para suportar o crescimento de nossa cidade na próxima década. Além disso, todo o processo é fiscalizado por meio de laboratórios credenciados, que realizam testes frequentes do sistema de tratamento, sempre em consonância com a CETESB e a ARES-PCJ, garantindo eficiência no tratamento como um todo. O tratamento de esgoto, além de ser importante para a saúde da população, ajuda no desenvolvimento e na atração de indústrias, uma vez que coloca Leme em um seleto grupo de municípios que possuem 100% de água tratada e 100% de esgoto coletado e tratado”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.