SANTA CASA DE LEME É UM HOSPITAL PARTICULAR QUE VENDE SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES AO MUNICÍPIO
Ao contrário do que muitos pensam, a Santa Casa de Leme, atua como uma empresa particular parceira do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha um papel fundamental na prestação de serviços de saúde à população, o contrato de gestão com o SUS, estabelecem as condições para a prestação de serviço de saúde. Este contrato define metas, responsabilidades e a forma de financiamento, permitindo que a Santa Casa de Leme receba recursos públicos para atender à população.
A Santa Casa de Leme é a única empresa particular da cidade de Leme que mantém o convênio com o Ministério da Saúde, para cumprir a Constituição brasileira “a saúde é direito de todos e dever do estado”, para tanto, vende 60% (sessenta por cento) de toda a estrutura física e humana, parceira do SUS, desempenhando um papel crucial na garantia do acesso à saúde hospitalar. Como é uma Entidade particular e recebe recursos públicos, a Santa Casa de Leme deve garantir transparência em sua gestão e prestar contas à gestão municipal sobre o uso dos recursos e a qualidade dos serviços prestados, através do convênio firmado com metas quantitativas e qualitativas, auditadas mensalmente pela comissão nomeada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Santa Casa de Leme, ao atuar como parceira do SUS pode diversificar suas fontes de receita. Além dos recursos do convênio SUS que abrange as 03 (três) esferas: Federal, Estadual e Municipal, a Santa Casa de Leme, está apta para diversas formas de captação de recursos, seja através de doações, eventos, parcerias com empresas ou até mesmo campanhas sociais, emendas parlamentares, contratos com convênios privados, atendimentos particulares, o que contribui para a sua sustentabilidade financeira, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social, adotando inovações e melhorias em seus processos e serviços, buscando sempre a eficiência e eficácia na qualidade dos atendimentos em: UTI adulto, maternidade, berçário, pediatria, clínica médica, centro cirúrgico, Pronto socorro de emergência, laboratório, radiologia, ultrassonografia, tomografia, ressonância.
Esclarecendo, a Santa Casa de Leme como empresa particular parceira do SUS, não é um hospital municipal essa parceria é uma forma de unir esforços para atender às necessidades da população, A gestão da Santa Casa de Leme é realizada por uma diretoria, composta por membros que tomam decisões estratégicas e administrativas para garantir seu funcionamento, cumprir com as normativas e legislações de saúde, incluindo a adequação às exigências da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar e do Ministério da Saúde. Diferente de uma repartição pública, ela não está subordinada diretamente à prefeitura, nem faz parte da administração municipal. Sua gestão permite autonomia para definir diretrizes e buscar recursos, sempre com o compromisso de prestar um serviço de qualidade à comunidade, que suas necessidades sejam atendidas e que haja um bom suporte ao longo de sua jornada no hospital.
A administração eficaz em uma Santa Casa filantrópica é um desafio significativo, mas com a abordagem certa, pode contribuir de forma valiosa para a saúde da comunidade.