SEGURANÇA NAS ESCOLAS: 135 CÂMERAS DE MONITORAMENTO GARANTEM A SEGURANÇA EM 5 ESCOLAS MUNICIPAIS PELO PROJETO SISTEMA ESCOLA SEGURA
A segurança nas escolas tomou conta dos debates nos últimos anos em virtude dos diversos acontecimentos que tomaram conta do país. Em Leme, a Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação, implementou o Projeto SES – Sistema Escola Segura, que visa ampliar o monitoramento inteligente e informatizado para garantir mais seguranças nas escolas.
O Projeto Sistema Escola Segura iniciou em 2019, na gestão Wagão, sob a supervisão de Coronel João Arrais, Secretário de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, e a Andrea Begnami, Secretária de Educação à época e tem por objetivo, por meio de um software de gestão de imagens, realizar o videomonitoramento com tecnologia de alertas de intrusão e leitura facial.
“Esse projeto tivemos uma iniciativa a fim de garantir o uso da tecnologia a serviço da segurança pública. São câmeras de monitoramento que possuem leitura facial, ou seja, todas as pessoas que entram na escola têm o seu rosto gravado e indexado dentro de um sistema, que por meio de um software de gestão de imagens, faz o reconhecimento de todos que ali estão e por meio da inteligência consegue detectar pessoas estranhas no ambiente gerando, automaticamente, uma ocorrência na Guarda Civil Municipal que prontamente é acionada até a escola para verificar o que está acontecendo”, afirmou Coronel João Arrais.
A primeira escola a receber o Sistema foi a EMEB “Prof. Paulo Bonfanti”, no Parque São Manoel, e hoje, a gestão Claudemir Borges deu continuidade e o projeto consiste em 135 câmeras de monitoramento responsáveis pela videomonitoramente de 5 escolas: EMEB “Prof. Paulo Bonfanti”, EMEB “Profª Maria Elisa Mendes”, EMEI “Profª Virginia S. Leme Franco”, EMEB “Dr. Raul Schwinden”, EMEB “Sylvia Delai Villa Rios”.
O Sistema Escola Segura gera um alerta de intrusão automaticamente, por meio das imagens das câmeras, e sem a necessidade primária de observação em tempo real. O objetivo do Sistema é disponibilizar ao Guarda Civil Municipal que está no Centro de Monitoramento às imagens “violadas” e, rapidamente tomar as providências necessárias a fim de coibir a ação de invasão ao perímetro escolar.
“Temos um Centro de Atendimento e Despachos informatizado, que registra e despacha a ocorrência com mais qualidade e eficiência e temos investido cada vez mais na tecnologia para ampliar os mecanismos de segurança, o que juntamente com os novos GCMs que estão em processo de formação, vai dar mais poder as ações de segurança em Leme. Hoje, podemos dizer que o Projeto SES é 100% eficiente e os indicadores garantem o melhor desempenho e planejamento das ações da GCM na segurança escolar, cito, por exemplo, a prisão de um indivíduo que praticou furto em uma escola e foi pego em flagrante e outros casos de tentativa de furto que, graças ao videomonitoramento foi impedido pelas equipes da GCM de Leme”, complementou Coronel João Arrais.
Leme tem um amplo projeto de uso da tecnologia a favor da segurança pública. Além do aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, que deve ocorrer nos próximos meses logo após a formação dos agentes, há o investimento em câmera de monitoramento e outros equipamentos tecnológicos. O Projeto SES será ampliado para outras escolas e, nos próximos meses 16 novas câmeras de monitoramento com leitura de placa serão instaladas nas entradas de acesso e saída do município, todas integradas a um moderno e amplo Centro Integrado de Monitoramento, mais uma iniciativa da Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil com o objetivo de combater a criminalidade e dar mais seguranças aos munícipes.