Semana Municipal da Pessoa em Situação de Rua
Semana Municipal da Pessoa em Situação de Rua
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro Pop - Centro De Referência Especializado Para Pessoas em Situação de Rua informa sobre a realização da Semana Municipal da Pessoa em Situação de Rua.
O Centro POP realizará entre os dias 28 de agosto e 04 de setembro, a Semana Municipal da Pessoa em Situação de Rua, em alusão ao dia 19 de agosto, data que foi estabelecida como Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao triste episódio que aconteceu há 18 anos, na madrugada dos dias 19 e 22 de agosto de 2004, na cidade de São Paulo, onde sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas e outras oito ficaram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé. O episódio, conhecido como o “Massacre da Sé”, teve repercussão mundial, chamando a atenção de toda a sociedade brasileira para o assunto, criando a necessidade de criação de uma política pública, que assegurasse a essa população o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as diversas políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos do Governo Federal.
O Centro Pop é o equipamento de Referência Especializado para População de Rua, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social Municipal, que presta serviço socioassistencial. No local são realizadas diversas ações que tem por objetivos principais o acolhimento de pessoas em situação de rua, trabalhos individuais ou em grupos, orientação sobre seus direitos, o acesso à higiene pessoal e a saúde, além disso, o Centro Pop oferece oficinas de pinturas em panos de prato, pinturas em MDF, confecção de tapetes, horta e orientação profissional.
O Centro POP também realiza a busca ativa da população de rua, através de abordagens noturnas e diurnas, orientando, acolhendo e encaminhando todos os que aceitam participar das ações.
Durante a semana serão realizadas ações, tais como panfletagens, entrevistas em rádios além do lançamento da campanha municipal permanente “Não de Esmolas”, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da reinserção social desses cidadãos.
Informações adicionais podem ser adquiridas no Centro Pop - Centro De Referência Especializado Para Pessoas em Situação de Rua, localizada na Rua Thomé De Souza, 490 – Jd. Santa Rita, ou através do telefone 3571-1708.