SOLUÇÃO DE DÍVIDAS PARA PESSOAS FÍSICAS
Como continuidade de nosso primeiro artigo da série que trata sobre endividamento, neste vamos falar de ações práticas para resolver situações de superendividamento ou dívidas vencidas.
- Primeiro passo: Faça um inventário de dívidas. Planilhe ou anote em um caderno todas as dívidas, detalhando a quem deve, total e parcelas.
- Segundo passo: Classificar as dívidas como necessárias e não necessárias. Contas básicas de serviços como luz e água não podem ser descartadas e atrasadas. Já outras como, gastos supérfluos podem ser reduzidas, cortadas ou negociadas se já estiverem vencidas.
- Terceiro passo: Marque as despesas que podem ser reduzidas e pense sobre como fazer mais receitas, como por exemplo exercer uma segunda atividade remunerada ou até mesmo procurar um emprego melhor.
- Quarto passo: para dívidas já vencidas, não faça acordos que não possam ser cumpridos. Melhor tentar negociar em outro momento do que negociar e não cumprir.
Detalhe importante: para dívidas junto a bancos e financeiras, em alguns momentos, é melhor esperar que a dívida atinja um prazo para obter descontos do que fazer maus acordos e aumentar o endividamento.
- Quinto passo: Recorra a um profissional de planejamento financeiro se você admitir não ter conhecimento suficiente ou mesmo estar mentalmente exausto para tomar as decisões financeiras e buscar as soluções ideais. Ter o auxílio de uma pessoa com a mente "mais fresca" e conhecedora dos mecanismos de solução de endividamento pode ser muito resolutivo.
- Sexto passo: Se as dívidas estão vencidas e estas lhe impedem de continuar vida básica ou até mesmo procurar novas receitas e empregos, converse com o planejador ou até mesmo com um advogado e busque ajuda jurídica e soluções para amenizar os efeitos do endividamento.
Em algumas situações, ações judiciais de revisão de endividamento, ações Limpa Nome ou uma procuração para um profissional negociar suas pendências pode ser assertivo, desde que estes sejam bem referenciados e com histórico profissional idôneo.
Dúvidas? Sugestões? Assessoria? Venha conversar sobre e buscar soluções.
No próximo artigo, dicas para dívidas de empresas de todos os portes.
Por Rafael Cataldo – Assessor de Investimentos do Banco SAFRA