Notícia

  • Home
  • TREINAMENTO E SIMULAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE GRAVIDADE E CRIMES ULTRAVIOLENTOS
TREINAMENTO E SIMULAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE GRAVIDADE E CRIMES ULTRAVIOLENTOS
Jornal Tribuna de Leme | 01/12/2024

TREINAMENTO E SIMULAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE GRAVIDADE E CRIMES ULTRAVIOLENTOS

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2024, 36º BPM/I - Trigésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou um treinamento e simulação de ocorrência de gravidade e crimes ultraviolentos, com o cenário de roubo a carro forte, no Kartódromo Municipal de Limeira. Com o objetivo de capacitar as equipes Policiais para que possam gerenciar de forma profissional e técnica as situações de emergência, dando treinamento para agirem de forma eficiente e segura a diferentes tipos de ocorrência dessa gravidade.

Antes de iniciar a simulação prática no kartódromo, o evento contou com uma etapa teórica realizada no auditório da FAAL - Faculdade de Administração e Artes de Limeira, durante esse treinamento, o 11º BAEP de Ribeirão Preto, que atuou na ocorrência entre Cajuru e Altinópolis no dia 11 de setembro de 2024, envolvendo uma equipe de roubos a veículos de transporte de valores, compartilhou suas experiências com os participantes, proporcionando um aprendizado valioso sobre a atuação em cenários reais de crimes de alta periculosidade.

Além disso, a Polícia Civil esteve presente, levando o conhecimento sobre a preservação do local de crime, essencial para garantir a integridade das evidências e facilitar investigações futuras. O treinamento foi conduzido sob o comando do Major PM Neymar Pereira dos Santos, Comandante do 36º BPM/I, e do Capitão PM Hamilton César Domingues, Coordenador Operacional do 36º BPM/I, com o apoio de policiais militares da Força Tática do 36ºBPMI, 10º BAEP, Corpo de Bombeiros, Policiamento Rodoviário, Águia, Guarda Civil Municipal e empresa PREVSEG, sendo cuidadosamente planejado para recriar um ambiente realista, com armamentos e circunstâncias que aproximam o treinamento da realidade enfrentada pelos policiais no combate ao crime, garantindo que as equipes estivessem preparadas para enfrentar esse tipo de ocorrência com eficiência, profissionalismo e segurança.

A Força Aérea Brasileira também contribuiu para o treinamento, com  militares da Academia da Força Aérea (AFA) que participaram com a exposição de armamentos similares aos utilizados por criminosos, demonstrando suas táticas de uso de armas. O evento também contou com a presença de autoridades e representantes da área da segurança pública, incluindo membros do Ministério Público, Delegados, Investigadores e Policiais Militares, além da presença dos colaboradores da imprensa e a população, reforçando a colaboração entre a Polícia e a sociedade.

O verdadeiro treinamento policial voltado para o combate ao crime é aquele que se aproxima ao máximo possível da realidade, com armamento, munição, ambiente e circunstâncias reais, condicionando todos a atuarem, quando dessa realidade, da mesma forma que fez em seus treinamentos.

POLÍCIA MILITAR, A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO!

FONTE: 36°BPM/I – 4° CIA