VEREADOR DR. DAVID PEDRÃO COBRA AMPLIAÇÃO E REFORMA NA EMEB “PROFESSORA MARIA GONÇALVES MOURÃO” NO JARDIM DAS PALMEIRAS
Na última semana, o vereador Dr. David Pedrão esteve visitando a EMEB “Professora Maria Gonçalves Mourão”, localizada no Jardim das Palmeiras, para atender ao chamado de pais de alunos e alguns professores a respeito da situação da escola municipal.
A unidade apresenta várias salas com problemas de infiltração e mofo, em clara situação de problemas no telhado da escola. Além disso, alguns problemas estruturais são aparentes, como falta de pintura, problemas nos banheiros e o chão da área de convivência dos alunos áspero o que, se alguma criança cair vai acabar se ralando toda.
Outra situação encontrada é que a escola possui aparelhos de ar-condicionado em todas as salas, porém, tais aparelhos não podem ser ligados, uma vez que a rede elétrica atual da unidade não suporta ligá-los necessitando de um novo padrão elétrico para que de fato a escola possa climatizar as salas.
“A climatização das salas de aulas é uma necessidade, pois estamos vivendo períodos de elevadas temperaturas e isso afeta o rendimento escolar das crianças, uma vez que as escolas possuem pouca ventilação nas salas de aulas, com ventiladores barulhentos e que, muitas vezes acabam interferindo no processo de ensino e aprendizagem. Aqui, nessa unidade, temos uma situação diferente, pois já possuem os aparelhos de ar-condicionado, porém, o padrão elétrico não suporta e precisa readequar. Fiquei sabendo que há mais de dois anos é solicitada a troca para a Secretaria de Educação e que esse pedido tem sido ignorado de forma recorrente. Já fizemos esse pedido e vamos ficar em cima para que seja atendida o quanto antes”, afirma o vereador Dr. David Pedrão.
A região em volta ao Jardim das Palmeiras cresceu muito, com novos bairros e a demanda de vagas em creches e escolas aumentou significativamente, portanto, é necessário um estudo para ampliação das escolas ou até mesmo a construção de uma nova unidade para suprir a necessidade de novas vagas.
A escola também apresenta uma situação inusitada com a merenda escolar. A cozinha da unidade é muito pequena, o que impede que a merenda escolar seja preparada na própria unidade, assim ela é preparada em outra escola e trazida, todos os dias, para a EMEB “Professora Maria Gonçalves Mourão”, porém, professores se queixam que muitas vezes, dependendo do cardápio, as crianças não podem comer duas vezes, pois a comida trazida é insuficiente e como não há uma cozinha de tamanho de adequado, não se pode preparar mais merenda para suprir a necessidade dos alunos.
Outra situação encontrada é a presença de escorpiões na unidade escolar. Por diversas vezes são achados escorpiões nas dependências das escolas, o que coloca em risco a saúde e integridade de alunos, professores e demais funcionários. A Secretaria de Educação tem realizado a dedetização, porém, ao lado da escola há terrenos baldios e construções abandonadas, todos com presença de mato alto e acúmulo de lixo o que, certamente contribui para a proliferação dos escorpiões e esses acabam migrando para a escola. Os professores pedem uma atuação mais firme dos órgãos fiscalizadores e responsáveis para que se resolva o problema o quanto antes.
“Não podemos permitir uma escola com a quantidade de alunos que possui a EMEB “Maria Mourão” não ter uma cozinha para preparo da merenda escolar na própria unidade. Precisamos resolver essa situação, com a ampliação da cozinha e contratação de mais profissionais para que a merenda seja produzida na própria escola em quantidade suficiente. Nossas crianças não podem ir embora para a casa sem estarem bem alimentadas e em quantidade suficiente, afinal, ano passado se gastou R$ 16 milhões na merenda escolar e não podemos permitir uma situação como essas em nossas unidades”, afirmou Dr. David Pedrão.