VEREADOR DR. DAVID PEDRÃO PROPÕE PROJETO DE LEI QUE INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO EM LEME
No dia 18 de fevereiro comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e o vereador, Dr. David Pedrão apresentou para debate e discussão entre os vereadores o Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Combate ao Alcoolismo no Município de Leme.
O consumo em excesso de bebidas alcoólicas causa danos físicos a própria pessoa, além de efeitos danosos a terceiros, como conflitos familiares, violência doméstica, repercussões no trabalho e acidentes de trânsito, por exemplo. Estima-se que no Brasil, 20% da população se enquadram no perfil de consumo abusivo de bebida alcoólica, principalmente entre os homens, mas pesquisas recentes apontam o crescimento entre as mulheres.
Em Leme é perceptível o aumento no número de pessoas em situação de rua em decorrência de dependência química, em especial o consumo excessivo de álcool, o que vem gerando maior quantidade de pessoas em semáforos e esquinas pedindo dinheiro e comida, além de agrupamentos de pessoas em avenidas e praças do município.
Leme tem alguns equipamentos que são especializados no atendimento ao cidadão com dependência de álcool e drogas e em situação de rua. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga realiza o atendimento psicossocial aos dependentes químicos, e o Centro Pop realiza o serviço social de apoio às pessoas em situação de rua, porém, nos últimos anos a população em questão tem aumentado e é preciso discutir de forma ampla e em conjunto, novas ações para minimizar os efeitos do álcool e até mesmo da droga em nossa comunidade.
“Recebemos muitas reclamações da população sobre agrupamentos de pessoas em situação de dependência química, seja por álcool ou droga, e que em muitos casos são denominados pelos nossos cidadãos como “Cracolândia”, o que tem afetado a convivência na região a esses locais, ampliando a sensação de insegurança, com aumento de furtos e outros ilícitos, além de acúmulo de lixo, falta de higiene e outras situações causadas. É preciso, além dos efetivos serviços já realizados, uma abordagem diferente a situação, com diretrizes estabelecidas, atuação com firmeza e, principalmente atuar na melhor formação cidadã desde a infância, com campanhas de conscientização, ampliação da fiscalização, cumprimento das leis já existentes, bem como a união de esforços para minimizar os impactos provocados pela dependência química em nossa sociedade”, afirmou Dr. David Pedrão.
O projeto prevê a elaboração de campanhas de cunho educacional e preventivo, afixação de cartazes e materiais impressos em bares, lanchonetes, restaurantes e similares, fornecidos pelo poder público e o cumprimento da Lei Ordinária Nº 3.66/2017, a elaboração de ações e estratégias para combater o consumo excessivo de álcool, parcerias com instituições especializadas e a instituição da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo.
Além disso, o vereador requereu informações sobre os serviços realizados pelo CAPS AD e o Centro Pop a fim de analisar os indicadores e servirem como dados norteadores para ampla discussão sobre as ações conjuntas, envolvendo a Câmara de Vereadores, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil e com apoio das demais secretarias no combate ao alcoolismo no município.
“Os vereadores estão empenhados em atuar na resolução dos problemas apresentados por nossos cidadãos, bem como em propor estudos de melhorias nos serviços ofertados pela nossa população. Apresentei o Projeto de Lei e tenho convicção que terá o apoio e novas melhorias na redação por parte dos nobres edis e que esse projeto, além de outros que estão sendo desenvolvidos pelos vereadores, vai beneficiar a todos, realizando o enfrentamento e combate ao alcoolismo bem como todos os malefícios causados em decorrência dessa dependência”, completou Dr. David Pedrão.